quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Outro Anel em Saturno


Ciência
Descoberto novo anel de Saturno

Cientistas britânicos poderão ter descoberto mais um anel e uma nova lua de Saturno, com a ajuda da missão Cassini-Huygens.
A descoberta de um novo anel de Saturno e um objecto localizado no limite do F-Ring (mesmo no interior da órbita da lua de Pandora) pode muito bem ser uma nova lua de Saturno.Carl Murray, professor do Queen Mary College da Universidade de Londres e membro da equipa responsável pelas imagens recolhidas pela
Cassini-Huygens, detectou algo surpreendente nas fotografias retiradas a 21 de Junho deste ano. "Reparei num pequeno objecto localizado no limite da região onde se localiza o F-Ring. Tive o incrível privilégio de ter sido a primeira pessoa a detectar aquele ponto", comentou à BBC.Os cientistas para já não confirmaram se é realmente uma lua ou apenas um 'objecto', provisoriamente baptizado S/2004 S3. Se a primeira hipótese for a acertada, a lua situa-se a 141 km do centro de Saturno e a 300 km da lua de Pandora. Porém, segundo Joseph Spitale, cientista do Instituto de Ciência Espacial do Colorado, nos Estados Unidos, existe um comportamento anómalo no objecto já que "cinco horas após a sua visualização [de observação da sua órbita] este parecia estar a ser atraído para o interior do anel F. (...) Se for o mesmo objecto então tem uma órbita que passa pelo anel F, pelo que se trata de algo estranho", explicou à BBC. Esta descoberta indicia a detecção de uma nova lua de Saturno, mais uma a somar às 34 já conhecidas pelo mundo científico. A par da descoberta dos astrónomos britânicos (que já não detectavam algo tão invulgar desde 1908) soma-se ainda o reconhecimento de um anel associado à lua Atlas, situada igualmente no F-Ring, designado S/2004 1R.Carl Murray lembrou ser do conhecimento dos investigadores que, na principal zona dos anéis de Saturno, o papel das luas naquela "região empoeirada" (F-Ring) sempre foi um "mistério".Ainda não se sabe se o novo anel abrange todo o planeta, mas é certo que este se situa a 138 mil km do centro de Saturno.
Artigos relacionados:
Saturno: O Senhor dos Anéis tem também duas Luas Primeiras imagens dos anéis de Saturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário