quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os 50 anos do homem no espaço










12 de abril de 1961, o homem conquistava o espaço. Nessa data, há 50 anos, o cosmonauta Yuri Gagarin tornava-se o primeiro ser humano a cruzar os limites de nosso planeta e admirar sua beleza de um ângulo diferenciado. O russo ficou na órbita da Terra por 108 minutos, o suficiente para se tornar um ícone da exploração espacial.

Passados 50 anos desse feito, muita coisa mudou. O homem chegou à Lua, a época da Guerra Fria e da rivalidade entre russos e americanos ficou para trás. Vieram os ônibus espaciais da Nasa, o telescópio Hubble, com imagens fascinantes do Universo e a Estação Espacial Internacional. Além disso, sondas foram enviadas para examinar Marte, o misterioso planeta vermelho, e o astronauta Marcos Pontes se tornou o primeiro brasileiro a ir para o espaço.

Tudo isso só foi possível graças a bravura de Yuri Gagarin, responsável por encarar o desafio de ser o primeiro cosmonauta da história sem sequer ter a certeza de que realmente poderia sobreviver em um ambiente desconhecido e estranho para os seres humanos.

Se você, pequeno astronauta, quiser saber mais sobre a missão de Yuri Gagarin e a exploração espacial, chame seus amigos e venha visitar o Planetário do Rio.



Por Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário