sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BLOGS COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA


GOMES, M, J. (2005)" Blogs:um recurso e uma estratégia pedagógica" , in Antonio Mendes, Isabel Pereira e Rogério Costa (editores), Atas do VI Simpósio Internacional de Informática Educativa, Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, pp. 311-315.
Resenha por Josete Maria Zimmer
O artigo revela que em Portugal desde a criação do primeiro blog até 2005 o número de autores e leitores crescem em rítmo acelerado, e que, embora não haja referências sobre blogs diretamente relacionados com a educação, há interesse e adeptos em diversas experiências com blogs sendo que uma dessas ocorreu na Universidade do Minho em um curso de Mestrado em Informação e Jornalismo, quando em 2002 foi criado o Blog "Jornalismo e Comunicação". A autora indica que a nível mundial já existe a blogosfera educacional que constitui uma variedade de blogs existentes no contexto escolar. Essa "blogosfera" está cada vez mais transversal atendendo aos diferentes níveis de ensino. Desse modo, para a autora, os blogs na Educação ou Edublogs, já constituem uma prática de intervenção pedagógica e também um domínio de estudo e investigação.
Segundo a autora exploração dos bloggs centraram-se essencialmente em aspectos de caráter pedagógico que estão relacionados diretamente com o processo de ensino e de aprendizagem. Outrossim, indica outras vertentes de utilização de blogs consideradas pedagógicas, quando por exemplo, no domínio da ligação da escola à comunidade em que se insere, ou na aproximação entre a escola e os dirigentes da educação. A facilidade de criação e manutenção de um blog e a existência de serviços gratuitos e de qualidade, bem como a crescente divulgação de perspectivas e experiências práticas da sua utilização, no âmbito escolar, pressupõe que não seja uma moda passageira, mas, um novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino aprendizagem.
Com o aumento das condições de acesso à Internet, a colocação de “banda larga” nas escolas e o aumento do número de famílias com acesso à Internet a partir das suas residências é também outro pressuposto muito positivo.
Minha conclusão e intuição é que, os blogs como recurso de ensino-aprendizagem podem facilitar o acompanhamento das atividades realizadas na sala de aula e discutí-las com os alunos em qualquer lugar e espaço de tempo. Além disso, os blogs podem ser utilizados por qualquer professor, de qualquer área do conhecimento e nível de ensino.Se pensarmos na perspectiva transversal, o blog pode ser um ótimo recurso para se trabalhar projetos como: Saúde, Meio Ambiente, Diversidade Cultural com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita.
Texto completo disponível em :
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf

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